Saneamento básico: entenda o impacto para a população

saneamento básico
4 minutos para ler

Não é novidade para ninguém que o Brasil é marcado pela desigualdade. O que pode comprovar facilmente essa informação é o acesso ao saneamento básico: as regiões mais afastadas das cidades ou marginalizadas (as quais, geralmente, são definidas por uma população pobre e periférica) não acessam soluções relacionadas e, quando acessam, é de maneira precária.

Reconhecer essa problemática social é o primeiro passo para compreender a importância e o impacto do saneamento na sociedade. Neste conteúdo, você descobre a relação entre o saneamento básico e a qualidade de vida, quais são os impactos negativos relacionados à ausência do saneamento e muito mais.

E então, conseguimos despertar a sua curiosidade sobre o tema? Então siga a leitura e descubra mais sobre o impacto do saneamento básico na população!

O que é saneamento básico?

As soluções que baseiam o saneamento básico vão muito além do tratamento de esgoto. O grupo de serviços pode ser definido como condições básicas para a saúde da população geral. Ou seja, sem saneamento básico, não há saúde pública.

Dessa forma, o acesso ao saneamento garante à população e ao meio ambiente:

  • esgotamento sanitário;
  • drenagem urbana;
  • limpeza de resíduos sólidos;
  • abastecimento de água
  • tratamento de efluentes etc.

Além disso, entre os vários objetivos centrais das soluções de saneamento (bem-estar e saúde da população) está a aplicação de soluções para evitar que os humanos tenham contato com fezes.

Qual é o impacto da ausência dos serviços de saneamento?

A falta de saneamento básico impacta diretamente a saúde da população. Sem tratamento devido de água, esgoto e resíduos sólidos não há como garantir que as pessoas não acessem problemas de saúde em decorrência dos agentes patogênicos. Podemos comprovar isso observando que, em cidades onde o saneamento é precário, a taxa de internação por diarreia é altíssima.

A educação também afeta a educação das crianças. De acordo com um estudo coordenado pela USP, quando se aumenta o acesso da população aos serviços de saneamento básico, é possível reduzir a taxa de abandono escolar, aumentar a frequência escolar e diminuir a distorção entre idade-série.

Como o saneamento básico impacta a qualidade de vida dos moradores?

Agora que você já compreendeu o impacto da ausência de saneamento básico, precisamos apresentar os benefícios da presença dessas soluções. Veja uma lista com as principais vantagens do investimento em saneamento básico:

  • crianças na escola;
  • imóveis da região valorizados;
  • turismo local com alta estima;
  • aumento da geração de empregos;
  • população mais saudável etc.

Pronto, agora você já sabe qual é a real importância do saneamento para a população. É essencial reforçarmos sobre a importância de que os serviços relacionados precisam garantir efetividade e completude nas soluções. É dessa forma que os impactos benéficos do saneamento básico se concretizam.

Nesse sentido, a escolha de empresas e parceiros para viabilizar o saneamento básico completo para a área é de extrema relevância. Por isso, precisamos comentar sobre as nossas soluções relacionadas ao saneamento básico.

Você quer saber como a SUPERBAC oferece serviços positivos relacionados ao saneamento básico? Quer entender como os nossos resultados impactam positivamente a população? Então entre em contato com nossa equipe de atendimento!

Você também pode gostar

Deixe um comentário