SUPERBAC é parceira da EMBRAPA na BioAS

homem plantando
3 minutos para ler

Na SUPERBAC, inovação e excelência caminham lado a lado. E, mais uma vez, fomos reconhecidos por isso. A EMBRAPA lançou a BioAS, uma tecnologia de Bioanálise de Solo que consiste, em sua versão básica, na análise laboratorial de duas enzimas que estão relacionadas diretamente ao potencial produtivo e à sustentabilidade do uso do solo. As informações enzimáticas são combinadas com informações sobre a procedência da amostra e a textura (ou teor de argila) do solo, gerando a interpretação da qualidade biológica do solo.

E, na versão completa da tecnologia, os dados enzimáticos são combinados com dados de procedência da amostra, dados químicos e o teor de argila ou a textura do solo, resultando na determinação das condições do solo em termos de ciclagem, armazenagem e suprimento de nutrientes, bem como respectivos Índices de Qualidade relacionados à biologia, química e o cálculo do Índice de Qualidade FertBio, ou seja, a condição biológica e química combinadas do solo.

Para a realização do serviço, a SUPERBAC foi habilitada pela EMBRAPA para grupo piloto de laboratórios credenciados a realizar a análise.

Importância da análise de solo

A análise de solo é cada vez mais estratégica para produtores de diferentes culturas, pois permite avaliar as condições e necessidades de reposição de nutrientes, sinalizando se o manejo está sendo feito de forma adequada.

Isso se reflete diretamente nas tomadas de decisões do produtor, afinal, com informações precisas sobre as condições do solo, ele pode buscar soluções adequadas para melhora da performance.

O laboratório da SUPERBAC

A SUPERBAC conta com uma estrutura completa de análises e bioprocessos que qualifica a empresa para atender as exigências da EMBRAPA e as demandas dos produtores.

Após a análise de solo, a SUPERBAC entrega ao produtor um laudo, com indicadores de armazenamento, suprimento e ciclagem de nutrientes, que é uma garantia de qualidade no que diz respeito ao manejo do solo.

Habilitação

Com a habilitação mediante treinamento e capacitação, o laboratório da Superbac estará preenchendo todos os requisitos para participar da rede de laboratórios que farão utilização do banco de dados em Qualidade de solo denominado Módulo de interpretação da Qualidade do Solo da Tecnologia BIOAS, envolvendo o cálculo dos Índices de Qualidade de Solo (IQS).

Além disso, a SUPERBAC também conquistou o selo de excelência de Laboratório Aprovado pelo Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade da EMBRAPA – PAQLF, além dos selos de acreditação para análise foliar pelo Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal (PIATV) e para análise de solo pela Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicas (CELA-PR), completando toda a cadeia analítica para atendimento às necessidades dos produtores.

Você também pode gostar

Deixe um comentário