Afluente e efluente: entenda aqui quais suas diferenças!

afluente e efluente
4 minutos para ler

Quando o assunto é saneamento e tratamento da água, é muito comum nos depararmos com os termos afluente e efluente. Entretanto, atenção: os conceitos são bem diferentes. Para decidir sobre as melhores medidas para implementar em sua organização pessoal ou empresarial, é fundamental entender melhor o que quer dizer efluente, ressaltando as suas diferenças para os afluentes.

Para não deixar dúvidas, vamos explicar o que é cada um desses termos e como eles podem ser importantes para a nossa vida.

Confira o texto a seguir!

Quais são as diferenças entre afluente e efluente?

Basicamente, os afluentes são rios, córregos e cursos d’água menores que deságuam em um rio maior, contribuindo para o seu fluxo e volume. Você, com certeza, já deve ter ouvido falar em ETA — Estação de Tratamento de Afluentes, certo? Esse tipo de estação trabalha tornando essas águas retiradas da natureza em água potável para nosso consumo. Lá são retirados resíduos, impurezas e micro-organismos, além de realizar tratamentos com cloro e flúor.

Já os efluentes consistem em resíduos gerados pela ação do homem e que podem ser prejudiciais para o meio ambiente e para a população. Esgoto doméstico e dejetos resultantes de processos da indústria e da agricultura são exemplos de afluentes. Eles podem conter elementos químicos, metais pesados e micro-organismos capazes de destruir ecossistemas e intoxicar seres vivos. Por isso, a ação das ETEs — Estações de Tratamento de efluentes — é tão importante.

Resumindo: afluente é um curso natural de água e efluente é um dejeto derivado da ação humana.

Qual a relação entre o tratamento de afluente e efluente?

É importante ressaltar que ambos precisam receber tratamentos adequados. Um efluente descartado na natureza de maneira inadequada pode contaminar afluentes e exigir esforços consideravelmente maiores nos seus tratamentos, implicando em perdas ambientais, sanitárias e econômicas. O tratamento do efluente é um fator-chave para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. Contudo, é necessário entender quais as destinações corretas de cada tipo.

Quais as opções de tratamento para efluentes de origem doméstica?

Esgotos e caixas de gordura são os principais representantes desse tipo de efluente. Apesar de não ser o maior responsável por danos ambientais, ele ainda é capaz de gerar problemas como a disseminação de doenças. Por isso, é imprescindível a construção de fossas sépticas e sumidouros em localidades sem acesso ao tratamento de água e esgoto público. Além de ter um bom custo-benefício, essas soluções evitam a contaminação de lavouras e lençóis freáticos.

Já empresas, como bares, restaurantes, padarias, hotéis e shoppings centers, costumam ter outro tipo de preocupação, com as caixas de gordura, que acumulam resíduos de lavagens da cozinha e causa problemas como entupimentos, odores e atração de insetos. Uma das soluções para o tratamento do excesso de gordura é o tratamento biológico, realizado com aplicação de micro-organismos capazes de degradar a gordura, evitando mau cheiro, pragas e possíveis entupimentos nas tubulações. 

Como lidar com efluentes industriais?

A grande quantidade de resíduos gerados pela indústria é a principal responsável pelos maiores impactos ambientais. Podemos destacar os efluentes derivados da mineração e da indústria alimentícia entre alguns dos mais nocivos, sendo fundamental garantir seu tratamento adequado.

Existe no Brasil algumas regulamentações que direcionam o tratamento de efluentes pelas indústrias, fazendo com que muitas delas tenham ETE´s próprias. Com a sustentabilidade se tornando cada vez mais um diferencial de mercado, uma boa prática que diversas empresas adotam é a potencialização da capacidade de suas estações por meio de tratamentos biológicos, alcançando melhores resultados de forma economicamente viável.

Conseguiu perceber como é importante o tratamento de afluente e efluente para o nosso bem-estar? Agora, você já tem uma boa base para fazer as melhores decisões e escolhas.

A SUPERBAC é pioneira no desenvolvimento de soluções biotecnológicas no mercado brasileiro. Se você precisa de uma solução eficiente para o descarte de resíduos do seu negócio, entre em contato com a nossa equipe!

Você também pode gostar

Deixe um comentário